sábado, 22 de agosto de 2015

#4 Devocional: O dedo que aponta




          Por ano Deus nos dá 365 oportunidades de recomeço, Todos os dias sua misericórdia se renova em nossas vidas, bem sabemos que diariamente cometemos erros dos mais diversos níveis, sejam coisas "pequenas" como uma mentira "inofensiva" ou algo mais grave que prejudique alguém, sobre o pecado em sí, no livro de João capitulo 8:2-11 há uma passagem muito interessante que é a seguinte:

Os mestres da lei e os fariseus levaram uma mulher surpreendida em adultério, fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus:

- "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?"
Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo, visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse:
- "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela".
Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão, os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe:
- "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? "
- "Ninguém, Senhor", disse ela.
Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".

        Podemos ver claramente o comportamento humano diante dos erros dos outros, sejam eles conhecidos ou desconhecidos, temos o mal hábito de Julgar as vezes mesmo cometendo os mesmos erros ou outros piores ou menores, você pode perceber claramente ao lê: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela", Nessa passagem Jesus não faz distinção de pecados, ele não pergunta se alguém também está em adultério, mas sim se alguém não tiver pecado.

         Ele dá uma ordem a mulher logo após falar que não a condena, ele diz: "Agora vá e Abandone sua vida de Pecado", nesse versículo ele mostra claramente que nos Ama da forma que somos/estamos, mas ele quer que venhamos a ter uma "metanoia" cujo significado é Mudança de Pensamento/Atitude.

         Jesus repreende aqueles que julgavam a mulher que havia sido pega em adultério "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela".

 
"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mateus 7:3-5

         Na verdade ninguém gosta de ser corrigido, pois isso não produz boas emoções ou bons sentimentos, ou seja, não agrada a alma. Porém, o Senhor nos ensina em Sua Palavra que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente.

"O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento." Provérbios 15:32
"O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência." Provérbios 15:5
"Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá." Provérbios 15:10
"Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato." Eclesiastes 7:5

         Há uma grande diferença entre julgar e alertar sobre o erro, cabe a você alertar o seu próximo sobre o pecado através da palavra de Deus, "pois, aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tiago 4:17
    
           Se você sabe que uma determinada atitude não está de acordo com a vontade de Deus, mas não se manifesta contra, você se torna cúmplice e também comete pecado, mas não esqueça que todas as vezes que você for repreender uma pessoa... faça isso em amor e com o desejo de que esse irmão se arrependa e volte a andar no caminho correto. 

       Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida. Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou. João 8:12,15,16

"O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua." Provérbios 28:23
  
         Em outras palavras, Deus não quer que você seja cúmplice do pecado omitindo-se, mas que você repreenda o seu próximo a fim de que ele se arrependa de seus atos e não volte a pratica-los.

Que Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário