sábado, 29 de agosto de 2015

Androides sonham com ovelhas elétricas? - Philip K. Dick - Resenha


Após uma grande guerra o mundo agora é coberto por uma poeira tóxica, que faz com que as pessoas degenerem mentalmente e fisicamente. O governo lhe incentiva a emigrar para umas das colônias humanas em Marte com o incentivo de que se você for além de começar uma nova vida longe da contaminação da terra você ao chegar sem seu novo lar, ganhará do governo um androide para lhe servir da maneira que você achar melhor.
Neste mundo a vida possuí tanto um caráter sintético que as pessoas possuem máquinas de indução de humor, podendo passar por euforia extrema até a mais lúgubre depressão.
Algumas pessoas são analisas pelo governo e se elas virem a se mostrar inaptas elas são proibidas de deixar a terra. Outras pessoas simplesmente preferem ficar na terra, que dia após dia é tomada por escombros do que ir para marte. Para essas ultimas pessoas possuir um animal é um sinal de status na sociedade decadente da terra, uma vez que muitos dos animais do planeta foram mortos e uma quantidade considerada de espécies foi extintas. A compra de um animal seja de qualquer espécie é uma atividade onerosa, e que leva muitas pessoas a compra de animais sintéticos, animais elétricos, como a ovelha de Rick Deckard, o caçador de androides protagonista de “Androides sonham com ovelhas elétricas ?” Rick nem sempre possui uma ovelha elétrica, no passado ele possuía uma de verdade, de ganhou de seu sogro, quando este emigrou para Marte.
Em busca de poder obter um novo animal real, o caçador Rick aceita participar da captura de um grupo de androides que fugiu das colônias de Marte. Pois mesmo recebendo um salário fixo, Deckar necessita do bônus que poderá vir da captura deste grupo de androides.
No decorrer da sua caçada Rick, começa a analisar o caráter de sua profissão, e começa a nutrir sentimentos que lhe parecem estranhos em relação aos “andys”.
Este é primeiro livro que leio de Philip K. Dick já pretendo ler outros títulos do autor.

Deus não está morto - Rice Broocks - Resenha



Recentemente o meio evangélico foi movido pelo lançamento de um filme “Deus não está morto”, e assisti ao filme e achei muito bom, dentro do orçamento dos filmes deste gênero. O filme conta a história de um jovem que enfrenta dificuldades com um de seu professor da faculdade em relação a sua fé. Pois seu professor apresenta um sistema de crenças e deseja que todos seus alunos sigam seus passos, e neste sentido o a história do filme passa a contar o caminho percorrido pelo protagonista na busca de apresentar a realidade de Deus.
Se alguém comprar o livro “Deus não está morto” pensando em encontrar uma a maior inserção na história do filme vai se enganar. Pois o livro não é um romance, está mais para um livro teórico sobre os aspectos racionais da existência de Deus. Digamos que o protagonista do filme encontraria munição neste livro para o combate teórico contra seu professor.
Muitas pessoas podem pensar que seguir uma fé é algo irracional, e sem fundamentos, mas este pequeno, livro sintetiza que crer em Deus é extremamente racional e bastante lógico.
Rice Bruoocks apresenta em seu livro que seguir a Deus, não é um ato cego, mas alicerçado em verdades científicas. Mostrando que bem e mal são coisas reais e não mera questão de ponto de vista.
O autor descreve que mesmo a ciência afirma que nosso universo veio a existir de maneira miraculosa. E o autor demonstra que o autor do universo da vida e tudo o mais é Deus.
Em “Deus não está morto” vemos que a vida foi projetada com um princípio especial e tem um motivo, e não é algo apenas acidental e sem propósito.
Broocks também comenta os aspectos da vida de Jesus e a mudança ocorrida no mundo após a sua vinda, morte, ressurreição e ascensão aos céus.
O livro termina com testemunhos de cientistas renomados que em meio ao seu dia a dia de pesquisas em universidades encontraram Deus por meio de provas científicas categóricas.  
A fé em Deus não necessita de fundamentos científicos, mas eles existem, e podem ser encontrados por aqueles que os procuram com um coração sincero.
“Qualquer coisa fora de Deus vai nos decepcionar”
“Nossa fé não é em vão, graças a Deus”


Humberto Baia

sábado, 22 de agosto de 2015

#4 Devocional: O dedo que aponta




          Por ano Deus nos dá 365 oportunidades de recomeço, Todos os dias sua misericórdia se renova em nossas vidas, bem sabemos que diariamente cometemos erros dos mais diversos níveis, sejam coisas "pequenas" como uma mentira "inofensiva" ou algo mais grave que prejudique alguém, sobre o pecado em sí, no livro de João capitulo 8:2-11 há uma passagem muito interessante que é a seguinte:

Os mestres da lei e os fariseus levaram uma mulher surpreendida em adultério, fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus:

- "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?"
Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo, visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse:
- "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela".
Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão, os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe:
- "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? "
- "Ninguém, Senhor", disse ela.
Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".

        Podemos ver claramente o comportamento humano diante dos erros dos outros, sejam eles conhecidos ou desconhecidos, temos o mal hábito de Julgar as vezes mesmo cometendo os mesmos erros ou outros piores ou menores, você pode perceber claramente ao lê: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela", Nessa passagem Jesus não faz distinção de pecados, ele não pergunta se alguém também está em adultério, mas sim se alguém não tiver pecado.

         Ele dá uma ordem a mulher logo após falar que não a condena, ele diz: "Agora vá e Abandone sua vida de Pecado", nesse versículo ele mostra claramente que nos Ama da forma que somos/estamos, mas ele quer que venhamos a ter uma "metanoia" cujo significado é Mudança de Pensamento/Atitude.

         Jesus repreende aqueles que julgavam a mulher que havia sido pega em adultério "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela".

 
"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mateus 7:3-5

         Na verdade ninguém gosta de ser corrigido, pois isso não produz boas emoções ou bons sentimentos, ou seja, não agrada a alma. Porém, o Senhor nos ensina em Sua Palavra que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente.

"O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento." Provérbios 15:32
"O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência." Provérbios 15:5
"Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá." Provérbios 15:10
"Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato." Eclesiastes 7:5

         Há uma grande diferença entre julgar e alertar sobre o erro, cabe a você alertar o seu próximo sobre o pecado através da palavra de Deus, "pois, aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tiago 4:17
    
           Se você sabe que uma determinada atitude não está de acordo com a vontade de Deus, mas não se manifesta contra, você se torna cúmplice e também comete pecado, mas não esqueça que todas as vezes que você for repreender uma pessoa... faça isso em amor e com o desejo de que esse irmão se arrependa e volte a andar no caminho correto. 

       Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida. Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou. João 8:12,15,16

"O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua." Provérbios 28:23
  
         Em outras palavras, Deus não quer que você seja cúmplice do pecado omitindo-se, mas que você repreenda o seu próximo a fim de que ele se arrependa de seus atos e não volte a pratica-los.

Que Deus lhe abençoe.

"Mas o coração dos homens é facilmente corrompido" #Devocional



Muitas vezes lemos ou ouvimos as pessoas falarem para seguir nosso coração. Mas isso é correto? Ou fazendo isso nossas escolhas podem nos levar para caminhos ainda mais difíceis?

A célebre frase mencionada no início de A Sociedade do Anel “Mas o coração dos homens é facilmente corrompido” nos mostra que devemos pensar um pouco mais antes de seguir o que nosso coração ou nossos impulsos momentâneos que nos induzem a fazer escolhas precipitadas.

Na cena mostrada no filme e mencionada também em O Silmarillion, onde após derrotarem Salron, os homens têm a possibilidade de extirpar o mal de uma vez, porém a vontade de obter mais poder leva o rei Isuldur a guardar o anel para si. O que causa terríveis males para ele mesmo bem como para Toda a Terra Média. Uma vez que após vários anos Salron, o senhor das trevas se levanta novamente em busca do Um Anel.

Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Diante de uma escolha difícil precisamos pensar se nossos atos por ventura não irão causar dor e sofrimentos para nós e para as pessoas que amamos.

E Ele Habitou entre nós - A.W . Tozer - Resenha


Demorei mais do que de costume para ler esse. Talvez porque seus ensinamentos deveriam ser absorvidos aos poucos. Não sei ao certo. Mas terminei há pouco. Conheci o autor por meio de uma Bíblia que ganhei há um tempo onde há pequenos textos do Tozer. E desde que comecei a ler a Bíblia fiquei fascinado pela sua escrita. E graças a um empréstimo de uma amiga li meu primeiro livro de A.W. TOZER. Em E Ele habitou entre nós, lança luz sobre o mistério da encarnação. Nas páginas desse livro entramos mais no mar de amor que se encontra na vinda de Deus até nós, o autor explicita alguns aspectos da encarnação de Cristo. Seu amor, suas motivações e o resultado de sua vinda ao mundo em nossas vidas. Tozer nos mostra a grandeza de Jesus, suas ações na criação do mundo, seu protagonismos mesmo nos tempo do Antigo Testamento bem como suas ações quando caminhou nesta terra. O livro nos mostra alguns aspectos da Graça de Deus, mesmo no Tempo da Lei e seus efeitos hoje. 

Antes do tempo existir Jesus pensou no tempo em que Ele habitaria entre nós. E nos amou.