quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Vilarejo - Raphael Montes - Resenha



Depois de ver algumas postagens decidi ler o Vilarejo, e me surpreendi, é um livro pequeno, menos de cem páginas, porém ele possui uma profundidade que poucos conseguem alcançar.
O livro trata como o seu nome já diz sobre um vilarejo (imagino que ele esteja ambientado em alguma região da Rússia, pelos nomes dos personagens e pelas condições climáticas). Esse lugar possui uma aparente normalidade, porém no decorrer da história vemos que as aparências como sempre nos enganam.
O livro é bem sombrio, e neles vemos que uma ação sempre é carregada de uma serie de outras ações e pensamentos ocorridos no passado. E nenhuma obra está isolada em si, antes está conectada a coisas passadas e afetará o futuro. Não apenas da pessoa que fez a ação, mas abrangendo até uma localidade inteira.
Qualquer organização é composta por pessoas, e essas muitas vezes terminam corrompendo aquelas.
O vilarejo e seus habitantes vão dia após dia se corroendo, esses agem com uma aparente caridade, porém as motivações por trás de cada ação muitas vezes são sombrias e egoístas.
O autor consegue sempre nos surpreender com o caráter apresentado pelos personagens. Mesmo apresentados em contos, os personagens são bem apresentados.
O livro contêm sete contos e eles são baseados nos sete pecados capitais. E cada personagem de destaque das histórias materializa esses pecados.
No vilarejo nos parece que ano após ano o inverno se intensifica, e na medida em que ele fica mais forte, as ações morais dos habitantes do vilarejo partem como o calor que foi expulso pelos terríveis invernos.
O final é surpreendente, e deixa espaço para interessantes reflexões sobre os tentáculos que cercam as pessoas e as grades em que elas estão presas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário