quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mortalha da Lamentação - Tommy Donbavand - Resenha


Um dia após a morte do Presidente Kenedy, os Estados Unidos e o mundo estão passando por um luto profundo. E em meio a toda comoção provocada pela morte do estadista, estranho fenômenos começam acontecer nos Estados Unidos.
Rostos de pessoas mortas começam a aparecer para as pessoas nos mais variados locais, aumentando ainda mais a tristeza delas.
É nesse cenário que surge o Doutor e sua companheira Clara, que a princípio não compreendem o que está acontecendo e se veem em meio a um clima funesto. Onde página após pagina as pessoas sucumbem diante de acusações proferidas pelos sinistros rostos.
O livro no princípio apresenta um caráter bastante sombrio. Porém sempre alternando com tom cômico das ações do Doutor. A escrita de Tommy Donbavand é bem dinâmica, e a nossa leitura flui bem rapidamente.
Em certo momento do livro o cenário das ações do personagem é mudado drasticamente e coisas ainda mais inusitadas se passam com o Doutor, Clara e os demais companheiros deles.
O final é inesperado, possui uma reviravolta bem difícil de prever (O que é afinal é o tom das aventuras do Doutor).
É uma ótima leitura para os fãs de Doctor Who. E para quem quer entra no universo do Doutor.

O Vilarejo - Raphael Montes - Resenha



Depois de ver algumas postagens decidi ler o Vilarejo, e me surpreendi, é um livro pequeno, menos de cem páginas, porém ele possui uma profundidade que poucos conseguem alcançar.
O livro trata como o seu nome já diz sobre um vilarejo (imagino que ele esteja ambientado em alguma região da Rússia, pelos nomes dos personagens e pelas condições climáticas). Esse lugar possui uma aparente normalidade, porém no decorrer da história vemos que as aparências como sempre nos enganam.
O livro é bem sombrio, e neles vemos que uma ação sempre é carregada de uma serie de outras ações e pensamentos ocorridos no passado. E nenhuma obra está isolada em si, antes está conectada a coisas passadas e afetará o futuro. Não apenas da pessoa que fez a ação, mas abrangendo até uma localidade inteira.
Qualquer organização é composta por pessoas, e essas muitas vezes terminam corrompendo aquelas.
O vilarejo e seus habitantes vão dia após dia se corroendo, esses agem com uma aparente caridade, porém as motivações por trás de cada ação muitas vezes são sombrias e egoístas.
O autor consegue sempre nos surpreender com o caráter apresentado pelos personagens. Mesmo apresentados em contos, os personagens são bem apresentados.
O livro contêm sete contos e eles são baseados nos sete pecados capitais. E cada personagem de destaque das histórias materializa esses pecados.
No vilarejo nos parece que ano após ano o inverno se intensifica, e na medida em que ele fica mais forte, as ações morais dos habitantes do vilarejo partem como o calor que foi expulso pelos terríveis invernos.
O final é surpreendente, e deixa espaço para interessantes reflexões sobre os tentáculos que cercam as pessoas e as grades em que elas estão presas.

O Herói que morreu para salvar os vilões




Algo marcante nas histórias de heróis é o latente senso de dever para com as pessoas oprimidas. Super-Homem, Batman, Flash, Lanterna Verde, estes heróis e muitos outros são guiados em busca de justiça e paz das pessoas inocentes.
Nessas histórias sempre há um vilão, que busca corromper os princípios de harmonia estabelecidos no mundo. Com uma mente deturpada esses terríveis personagens buscam satisfazer suas vontades a todo custo. Não se importando com o mal que eles causarão com outras pessoas.
Para deter os planos dos vilões, os super-heróis aparecem e inicia-se a batalha, o bem contra o mal, a justiça contra injustiça. Buscado salvar as pessoas inocentes os heróis lutam, por vezes eles ficam extremamente machucados, algumas outras eles chegam até a morrer em busca de um bem maior, a salvação de inocentes.
Um vilão é alguém com quem lutar, uma pessoa que deve ser derrotada. Porém o assunto da Bíblia sagrada é justamente o contrário das histórias de heróis. Pois nela vemos um herói que enfrentou uma grande batalha para salvar os vilões.
A Bíblia conta que Deus criou o universo, toda sua extensão, toda a beleza contida nele, tudo foi feito por Deus e para ele. E no meio de toda essa grandeza Deus criou um pequeno planeta azul, nele fez um micro cosmo e o encheu de vida. E foi nesse planeta que Ele colocou seres especiais, capazes de pensar, de refletir e de agir. O criador deus providenciou tudo que eles precisariam para viver uma vida plena. Deus criou leis, que esses seres deveriam seguir, elas não eram muitas, porém os dois primeiros seres humanos decidiram desobedece-las.
A desobediência da lei de Deus trouxe ao mundo o vírus do pecado. Essa maldita herança foi passada a todos seus descendentes. Os homens dia após dia foram se afastando de seu criador, agiram com violência, abandonaram os planos estabelecidos por Deus. E tornaram-se seus inimigos. Tudo que referia a Deus era nocivo aos olhos dos homens, pois eles buscavam apenas satisfazer instintos baixos.
A ação de desobedecer às leis de Deus tornou os homens alvos do castigo eterno. Porém Deus, que sempre amou a sua criação, enviou seu filho para sofrer no lugar dos vis seres humanos.
Jesus, o Deus encarnado, caminhou entre nós. Deixou ensinamentos, ensinou o amor, o perdão, fez milagres, agiu sobre as forças da natureza, porém mesmo assim não foi aceitou. E os vilões, os seres humanos o sacrificaram.
O castigo que estava destinado para a raça humana foi imposto ao herói, o castigo merecido para os vilões foi infligido em Jesus.
Jesus o herói que foi morto pelos vilões, conquistou a salvação para toda a raça humana. Todos os que compreendem a ação de Jesus e o reconhecem como Herói de suas vidas, são salvos do maior vilão de todos: o pecado.