quinta-feira, 24 de março de 2016

Resenha - Além do planeta silencioso - C S Lewis.



O que você faria se fosse de uma hora para outra transportado para outro planeta contra sua vontade?
Foi isso o que aconteceu com o filólogo Elwin Ransom ( Personagem inspirado no amigo de Lewis, Tolkien) Que durante sua férias decide fazer uma excursão a pé por cidades do interior da Inglaterra. E após ajudar uma senhora que estava preocupada com a demora de seu filho em retornar para sua casa.
Ransom decidi ir até onde a senhora havia lhe falado que seu filha trabalhava e lá encontra um antigo colega de escola. Devine, que como Ransom se lembrou após alguns minutos que o ex colega, era uma pessoa de caráter duvidoso. Alguém que buscava em tudo levar vantagem. Junto com Devine, estava também Weston, um físico renomado, que acima de tudo desejada ( ao seu torto modo) a perpetuação da espécie humana.
Depois de vários acontecimentos tos dois homens que Ransom encontrou se mostram dispostos a pôr em prática um sinistro plano que envolveria agora Ransom ( que libertou o filho da mulher dos dois homens). Ransom vai parar junto com os dois homens em um novo planeta chamado de Thulcandra. Um mundo mais leve que a terra onde as coisas vivas podem crescer sem o impedimento da forte gravidade da terra. Onde as plantas são bem coloridas e de aspecto bem diferente das terráqueas.
Ransom então não está com dois homens gananciosos, em um planeta totalmente desconhecido. E com a perspectiva de enfrentar três raças inteligentes que habitam o planeta.
Além do planeta silêncio ( O livro um da trilogia cósmica) é mais uma linda obra de C. S LEWIS cheia de reflexões sobre a vida o universo e tudo o mais.
Recomendo.







Resenha - Como eu era antes de você de Jojo Moyes



Louisa Clark possuía uma vida pacata e sem muitas novidades. Ela trabalhava feliz em uma cafeteria, até que por uma reviravolta na vida do proprietário do estabelecimento ela perdeu seu emprego e se viu em dificuldades financeiras.
Lou, é uma personagem fascinante. Uma daquelas que ficamos loucos para que fossem pessoas reais ( Devem haver muitas por aí na verdade, afinal os personagens são no fim representações de pessoas que conhecemos ou um mix de várias em uma só pessoa).  Ela não tinha maiores aspirações em sua vida. Trabalhar na cafeteria lhe dava prazer e lhe proporcionava conhecer pessoas que ela estimava e que lhe pareciam bem interessantes.
Ela nunca pensou em sair da sombra do Castelo que era o principal ponto turístico do local onde Lou morava.
A família de Lou é composta por uma irmã mais nova ( que por vários motivos sempre lhe pareceu que ela era o astro em que sua família orbitava), ela possuí um filho pequeno ( e a casa da família de Lou, em todos os aspectos demonstra que há crianças na casa, ou seja paredes riscadas, objetos infantis espalhados por todos os lados) e trabalhava em uma floricultura, o que ela ganhava mal dava para cuidar das necessidades do seu filho. O pai de Lou um simpático senhor, andava sempre preocupado com seu futuro, pois em sua empresa estava havendo uma serie de demissões em sua empresa. A mãe de Lou era dona de casa e cuidava do bom andamento da casa da família Clark. 
A família de Louisa precisada do pouco sustento que ela recebia em sue trabalho e todos temeram pelas finanças da família com o desemprego dela.
Louisa, é uma pessoa bem alegre, sem jeito com as mãos ( seu pai tem inúmeras histórias para provar isso), suas roupas sã nada convencionais, ela leva a nova tendência de não combinar as roupas a um nível bem alto. Sapatos coloridos, minissaias chamativas estão no guarda roupa de Lou.
Lou Clark possuía um namorado. Patrick, no início da relação dos dois ele era uma pessoa atenciosa, e demonstrava afeição por Lou. Mas as coisas mudaram com seu ingresso no mundo da perfeição corporal. Patrick começou a pensar tanto no bem estar de seu corpo que já não dava tanta atenção na doce Louisa. Mas mesmo assim ela se mantinha na relação (talvez pela segurança e tranquilidade que ela lhe proporcionava ?). As conversas dele com Lou, não lhe davam prazer, pois sempre elas giram entorno de novos exercícios e novas formas de se comer uma comida ruim que supostamente fazia bem. Patrick é um é uma pessoa da ficção mas quantas pessoas estão também por aí obcecadas por seus corpos e esquecem daqueles que se importam com eles? O fanático por esporte Patrick era tão viciado pela melhoria do seu físico que deixava até as intimidades de casal de lado (sim ele fazia isso)
Louisa não tinha qualificação. Então como conseguir um novo emprego? Depois de sucessivas idas ao centro de profissional ela conseguiu uma chance em uma área que ela jamais pensaria que atuaria ( Bem por que sequer ela pensava em sair da cafeteria). A vaga era de cuidadora de uma pessoa tetraplégica!
Lousia ficou com receio de ir na entrevista, mas no fim ela decidiu ir. O local onde iria trabalhar era a mansão dos proprietários do Castelo. A pessoa que ela teria que trabalhar estava bem distante das imagens que lhe surgiram em sua mente. Nada de um senhor velho, desfigurado. Era apenas um jovem que mostrava mesmo na cadeira de rodas que um dia foi alguém cheio de vida.
Will Tarynor, era um jovem executivo que depois de um acidente ( narra do já no começo do livro) teve sua vida modificada. Perdeu o emprego, a saúde e a namorada que tinha na época.
Will era o retrato da indiferença e da falta de vigor. Já no primeiro contato ele e mostrou agressivo e ácido para com Lou. Depois de poucos minutos ela pensou em desistir. Mas ela aguentou firme e com isso a vida dois foi modificada.
Will que não demonstrava interesse por nada começou a apreciar Lou, ela que não pensava além começou a ver que a vida poderia ir adiante da sombra do Castelo.
O livro mostra as dificuldades que um deficiente enfrenta, a lutas dos familiares de alguém tetraplégico e a força de vontade de alguém que está decido a mudar uma situação.
Este é o primeiro livro que leio de Jojo Moyes  e achei uma experiência muito boa.
Alerta de Spoiler.
Só não gostei do final da trama. Pois mesmos Will dando forças para Lou buscar algo diferente pra sua vida, ele simplesmente se resignou a sua situação. (Talvez só podemos modificar as pessoas até certo ponto, depois dele é com a própria pessoa )
Mas mesmo assim eu recomendo, é uma história bem engraçada em certos pontos e bem prontas em outros. Possui pontos bem interessantes sobre a vida. E o que é viver.