sábado, 7 de novembro de 2015

Resenha - O Último Reino - Crônicas Saxônicas - Bernard Cornwell

Depois de passar muitas horas nas terras de Westeros, de Dorne à Muralha e mesmo para além dela, me senti órfão após terminar A dança dos Dragões, o quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo.
Mas para meu deleite encontrei uma nova série de livros à altura de As Crônicas de Gelo e Fogo: Crônicas Saxônicas.
Escrita por Bernard Cornwell, o primeiro livro conta a saga de Uhtred filho Uhtred  Ealdorman, Senhor de Bebbanburg, fortaleza situada no extremo norte da atual Inglaterra.
Os povos de Northumbria, Wessex, Mercia e Anglia Ocidental (Reinos da Antiga Inglaterra) estão em constante vigilância, pois um fantasma assombra-os, vindos muitas vezes em meio às neblinas, ostentando na proa de seus barcos seres horripilantes, eles eram os Dinamarqueses (pela maioria hoje chamado de vikings) que antes se contentavam em saquear as regiões litorânea dos Reinos, agora estão invadindo-os e estabelecendo colônias. Um a um os Reinos sucumbem diante dos ferozes invasores.
Como o título do livro já apresenta boa parte da história apresenta as batalhas e estratégias elaboradas pelos Dinamarqueses para derrotar o Reino que ainda não se dobrou: Wessex.
Quem narra a história é Ultred, o filho mais novo do Senhor de Northumbria, que tem a sua vida mudada de maneira drástica após uma incursão dos dinamarqueses à terra de seu pai.
Ultred havia sido criado para odiar os profanos Dinamarqueses, porém acontecimentos transformarão o jovem de Northumbria.
A narrativa é cativante, cheia de batalhas e envolve também elementos místicos (menos que As Crônicas de Gelo e Fogo, penso eu).
Mesmo sendo narrado pelo personagem o livro é riquíssimo, e apresenta de forma atraente as motivações dos demais personagens. E nos mostra um quadro geral muito bem construído.
Recomendo! Tenham uma ótima leitura.